A institucionalização do Registo Zootécnico pela Direcção Geral dos Serviços Pecuários ocorreu em 6 de Novembro de 1987, tendo o mesmo sido delegado na ACOS. Inscreveram-se na fase inicial 7 criadores com um total de 1616 animais.
Várias entidades desenvolveram acções processadas visando o melhoramento e a preservação da raça Campaniça. Refere-se particularmente o trabalho desenvolvido na década de 50 pelo Dr. Teófilo Frazão, Intendente de Pecuária de Beja, que culminou com a publicação da valiosa obra "Ovinos Campaniços" - D.G.S.P. - 1982, que pode ser considerada como a Bíblia da Raça Campaniça.
O efectivo actual da raça ronda os 7000 animais explorados em linha pura, distribuídos pelos concelhos de Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Serpa, Vidigueira, e Loulé. Nestas explorações, o sistema tradicional extensivo tem vindo a ser gradualmente substituído por um regime mais equilibrado com recurso à suplementação alimentar nas épocas de escassez, à melhoria das pastagens e à sua utilização racional, através do parqueamento.
Contactos:
Telf. 284 310 350 (*) | [email protected]
Secretário Técnico: Eng. Claudino Matos [email protected]
Secretariado Técnico: Paulo Dias [email protected]
No cumprimento do Artigo 3º do Decreto-Lei nº 59/2021 que estabelece o regime aplicável à disponibilização e divulgação de linhas telefónicas para o contacto do consumidor, informamos que o contacto telefónico acima marcado com asterisco refere-se a:
(*) Chamada para rede fixa nacional
© 2024 ACOS - Associação de Agricultores do Sul | Todos os direitos reservados.