A ACOS tem por fim o desenvolvimento da agricultura, da pecuária, da floresta, da agro-indústria e de todas as atividades do meio rural, nos seus aspetos científicos, técnicos e socioeconómicos e a defesa dos interesses dos seus associados enquanto produtores agrícolas, pecuários, florestais, agroindustriais.

A ACOS tem como meta captar e integrar o maior número possível de potenciais utilizadores dos seus serviços, promover boas práticas e funcionar como estrutura de disseminação de conhecimento, criação, defesa e estímulo de condições de promoção nacional e internacional de produtos e serviços resultantes da atividade agro-pecuária na região.

Saiba Mais

Quais os benefícios de ser associado da ACOS?

1 – A ACOS envia regularmente aos seus associados informações úteis, avisos, notícias de interesse sobre a atividade agrícola, preços de referência, etc.

2 – Descontos e serviços exclusivos para sócios

Os sócios da ACOS beneficiam de descontos nos serviços de apoio e assistência técnica e vantagens em diversos serviços prestados pela ACOS. Alguns serviços são abertos exclusivamente a sócios da ACOS.

Entre os serviços abertos apenas aos sócios, destacam-se:
- Serviço de Tosquia e valorização da lã dos efetivos ovinos;

- Serviço de Comercialização de Ovinos;

- Seguro de Colheitas;

- Análises de solos, água e foliares (mediante protocolo com laboratórios credenciados); - Registos de Existências e Deslocações;

- Identificação Eletrónica de Ovinos e Caprinos;

- Leitura Dinâmica de Ovinos/Caprinos (para acerto de efetivos);

- Inscrição e gestão do efetivo ovino no Livro Genealógico da Raça Campaniça;

- Contratos de assistência técnica em PRODI e MPB vegetal e animal e preenchimento de Cadernos de Campo;

- Visitas de campo para apoio na verificação de requisitos (Medidas Agroambientais);

- Divulgação gratuita de anúncios de compra e venda no site da ACOS e em sistema eletrónico indoor (na sala de atendimento da ACOS).

3 – Formação Profissional

Os cursos de formação profissional são abertos a todos os interessados que reúnam os requisitos necessários para cada ação, no entanto, os sócios da ACOS são informados diretamente – através de email e/ou sms - acerca de todas as ações de formação previstas. Na formação não financiada os sócios beneficiam de um desconto para frequência da formação.

4 – Apoio e assistência técnica

A ACOS tem vários técnicos certificados com formação regulamentada pela DGADR,  É parceira da CAP - Organização Certificada pela CAP, com técnicos certificados para apoio técnico. Os sócios da ACOS podem recorrer aos serviços de Apoio Técnico – mediante marcação prévia - sempre que necessitarem de informações, esclarecimentos e apoio, designadamente no âmbito do Parcelário e Candidaturas.

5 – Serviços Certificados

A ACOS tem serviços e técnicos certificados nas seguintes áreas: 
- Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal (em fase de aprovação)

- Entidade Reconhecedora de Regantes;

- Centro de Inspeção Periódica Obrigatória de Equipamentos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos;

- Sistema de Identificação Parcelar;

- Serviços de Candidaturas e Ajudas Diretas

- Sistema Nacional de Informação e Registo Animal.

- Serviço de Formação Profissional

6 – Feiras, Concursos, Seminários e informação editorial

A ACOS realiza anualmente a Ovibeja, com realização de colóquios, seminários e concursos, prestando informação atempada sobre estas matérias aos seus associados. Edita a revista “Ovelha, com periodicidade quadrimestral, que é enviada aos sócios.

Os sócios da ACOS têm entrada gratuita na Ovibeja, mediante apresentação do cartão de sócio, desde que mantenham regularizado o valor da quota e as contas com a Associação.

Como tornar-se associado?

Para iniciar o seu processo de Sócio deverá preencher, de uma forma válida, o formulário abaixo apresentado. Para finalização deste processo de adesão, deverá dirigir-se aos serviços da ACOS, fazendo referência ao preenchimento da ficha de adesão on-line. Os associados da ACOS pagarão uma quota anual de 30€, podendo usufruir de todas as prestações de serviços a preços mais vantajosos.
Adicionalmente, os sócios da ACOS poderão ter acesso à OVIBEJA, através da apresentação do cartão de sócio.