A ACOS está autenticada pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) como Entidade Reconhecedora de Regantes estando, assim, habilitada a reconhecer os agricultores que pretendam obter o reconhecimento de Regante.

Este serviço, prestado em parceria com o Centro Operativo e de Tecnologias de Regadio (COTR), implica a assinatura de um contrato de forma a habilitar o agricultor/regante a receber as ajudas incluídas na Ação 7.5 Uso Eficiente da Água, do PDR 2020.

Saiba Mais

De acordo com a legislação em vigor, o Sistema de Reconhecimento de Regantes assenta na atribuição do título de regante aos agricultores que adotem comportamentos que permitam melhorar a adequação da dose de rega e da sua oportunidade e, também, otimizar o desempenho técnico do seu sistema de rega.

Estes procedimentos pretendem contribuir para aumentar a eficiência de rega o que, por sua vez, se enquadra na necessidade crescente de redução das perdas de água, contribui decisivamente para a proteção dos meios hídricos naturais e concorre para a redução dos gastos energéticos.