Notícias e Destaques ACOS

CEBAL promove, no dia 29 em Ferreira, divulgação de ciência na fileira dos frutos secos


CENTRO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DO CEBAL PROMOVE AÇÃO DE DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO DE CIÊNCIA NA FILEIRA DOS FRUTOS SECOS EM FERREIRA DO ALENTEJO

O Centro de Transferência de Tecnologia (CTT) do CEBAL, no âmbito da sua ação de disseminação do conhecimento e transferência de tecnologia no território de Ferreira do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, promove o evento de divulgação e promoção de Ciência: "VALORIZAR OS FRUTOS SECOS DE FERREIRA: O CONTRIBUTO DA CIÊNCIA PARA A COMUNIDADE E ECONOMIA LOCAL", que decorre nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, em Ferreira do Alentejo.

A iniciativa conta com várias atividades e com a colaboração de vários parceiros, abrangendo toda a Comunidade. Destaca-se no dia 29 pelas 10h, no ninho de empresas, o colóquio “INICIATIVA Km ALENTEJO: Potenciar o consumo, produção e transformação de produtos agroalimentares de origem local “, com a Investigadora Ana Rita Sanches do ICAAM, Universidade de Évora. Ás 15h30, no Mercado Municipal tem lugar a inovação na cozinha com um showcooking “FRUTOS SECOS: Oportunidades gastronómicas”, com Jacinto Mestre, Engenheiro Alimentar do IPBeja. Ao fim da tarde, pelas 18h inaugura-se a Exposição “DIETA MEDITERRÂNEA – Património Cultural Imaterial da Humanidade”, cedida pelo Museu de Tavira, que ficará patente no Museu Municipal de Ferreira do Alentejo até 31 de dezembro 2019. Ainda neste dia, decorrerão no Museu Municipal, dois ateliers educativos dinamizados pelo serviço educativo do Museu Municipal no âmbito da exposição patente, direcionados ao pré-escolar.

No dia 30 novembro, sábado, entre as 10h e as 17h, no Mercado Municipal haverá um MERCADINHO “FRUTOS SECOS de Ferreira: inovar a tradição” com a mostra e venda de produtos locais e várias dinamizações, entre as quais a emissão em direto no programa “Conversas de Café pela rádio local Singa FM e a realização de uma prova sensorial em parceria com a Confraria Gastronómica do Alentejo.

O objetivo desta iniciativa é a divulgação e demonstração do conhecimento, tecnologia e produto na perspetiva do marketing, da comercialização de produtos na ótica das cadeias curtas de valor, do turismo gastronómico e do empreendedorismo, através de mostras de produtos e ações de marketing nutricional/sessões públicas de apresentação da Dieta Mediterrânica e do papel dos frutos secos na Dieta.

Esta Iniciativa insere-se na programação nacional da Semana da Ciência e Tecnologia 2019 promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.


Para mais informações consultar o site www.cebal.pt ou na página do Facebook (CTT-CEBAL).