Notícias e Destaques ACOS

Como prevenir a Peste Suína Africana?

Cabe a todos nós a adoção de comportamentos de prevenção. A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença causada por um vírus (Asfivirus) que atinge todos os suídeos domésticos e selvagens, provocando avultados prejuízos económicos devido à elevada mortalidade nos animais, à aplicação das medidas de emergência e aos bloqueios comerciais internacionais. A doença não representa qualquer risco para a saúde humana.

A PSA continua a expandir -se a nível mundial com ocorrência de novos focos na Europa, tanto em suínos domésticos como em javalis.

O risco da introdução do vírus da PSA está associado a diversos fatores, tais como a entrada de suínos domésticos e selvagens infetados, de produtos ou troféus de caça contaminados, ou ainda ao contacto com alimentos e outros materiais contaminados com o vírus, como, por exemplo, viaturas, equipamentos, instrumentos, vestuário, calçado, entre outros.

Divulgamos, por isso, o Plano de Acção e Prevenção da peste Suína Africana 2019-2021 e o Despacho n.º 5608/2019 assinados pelo Ministro da Agricultura. O material de divulgação da campanha de sensibilização a nível global, foi elaborado pela Organização Mundial de Saúde Animal, OIE, e disponibilizado pela DGAV em língua portuguesa.

Despacho 5608/2019 Peste Suína Africana

Cartaz OIE Explorações Não Comerciais

Cartaz PSA Explorações Comerciais

Cartaz PSA Viajantes