Notícias e Destaques ACOS

Na 36ª Ovibeja – Alterações Climáticas e Agricultura

A 36ª Ovibeja está à porta e com ela a reflexão sobre as alterações climáticas e a agricultura. Este é o tema central da feira e vai contar, num seminário que se desdobra, durante dois dias (a 26 e 27 de Abril), em vários subtemas, com a participação de alguns dos mais destacados especialistas nacionais e internacionais nesta temática.

Organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, o Seminário conta, na abertura, com a participação de Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável; Ricardo Campos, do The Climate Reality Project; Cristina Branquinho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Paulo Canaveira, do Instituto Superior Técnico, Cláudia Brandão, Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. O tema desta primeira sessão incide sobre “Alterações Climáticas – Impactos e Estratégias” e tem como moderador Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente. A sessão plenária inicial, de cariz mais científico, tem como propósito o enquadramento geral do tema, bem como apresentação e discussão de estratégias de mitigação e de adaptação que os agricultores em geral podem e devem adotar para contrariar os impactos negativos e reduzir os riscos associados a este fenómeno.

Os agricultores são agentes com a dupla responsabilidade de produzir alimentos que cheguem à mesa de todos os cidadãos e a de preservar o meio ambiente em que atuam. Desempenham um papel enquanto guardiões da biodiversidade e como agentes essenciais para o combate às alterações climáticas, mediante a utilização sustentável dos recursos para a produção de alimentos para a humanidade.