ACOS renova Certificado de Reconhecimento de Laboratório Oficial

O Laboratório Veterinário da ACOS recebeu recentemente, por parte da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a renovação do Reconhecimento de Laboratório Oficial.

Este procedimento, que reconhece a conformidade do serviço no cumprimento dos “requisitos necessários para ser designado como Laboratório Oficial”, é baseado no Regulamento 2017/625 da União Europeia, e implica, de acordo com esta legislação, que o laboratório da ACOS disponha dos conhecimentos especializados, do equipamento e das infraestruturas necessários para efetuar as análises, testes ou diagnósticos às amostras, assim como de pessoal em número suficiente e com qualificações, formação e experiência adequadas. O laboratório deverá assegurar também que as tarefas confiadas são realizadas com imparcialidade e sem conflito de interesses, e apresentar atempadamente os resultados das análises, testes ou diagnósticos às amostras colhidas. Outros requisitos definidos oficialmente, e que o Laboratório da ACOS cumpre, são o funcionamento de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025 e estar acreditado (de acordo com essa norma) por um organismo nacional de acreditação que funcione em conformidade com o Regulamento (CE) Nº 765/2008.  

Com este reconhecimento, o Laboratório da ACOS pode receber amostras e emitir resultados de controlos oficiais, designadamente no âmbito dos planos oficiais de Saúde Animal e da certificação de animais para trânsito intracomunitário e para países terceiros.

Além das suas atividades no âmbito dos controlos oficiais, o Laboratório Veterinário da ACOS, a funcionar nas instalações da Associação, presta outros serviços de diagnóstico laboratorial em Medicina Veterinária, como sejam a adesão a programas voluntários de saúde animal (BOVICARE), o apoio ao diagnostico clínico, com definição de perfis adaptados a cada circunstância, e o apoio à decisão sobre a necessidade de desparasitação dos efetivos pecuários.

284 310 350 (*) [email protected] /acosassociacaodeagricultoresdosul