ACOS reclama medidas face a aumento de custos: Eletricidade verde pode ajudar a baixar custos e evitar ruturas na produção

Face ao aumento generalizado dos fatores de produção para a agricultura, designadamente combustíveis, adubos, rações, cereais, a que se junta a subida dos custos da energia elétrica para valores que podem atingir o triplo do preço, os agricultores chamam a atenção para a inviabilização de muitas explorações agrícolas que deixam de ter condições para suportar o abrupto aumento dos encargos. Por outro lado, o aumento dos custos de produção na agricultura já começa a sentir-se na subida dos preços ao consumidor, como é o caso do pão, frutas e legumes, entre outros.

Face a este cenário, que está a inviabilizar a continuidade de muitas explorações agrícolas, especialmente pecuárias e de transformação agroalimentar, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul - reclama a intervenção do Governo no sentido de acautelar a escassez de oferta de alguns produtos agrícolas.

Uma das medidas reclamadas pela ACOS é uma verdadeira eletricidade verde, como fundamental para evitar o colapso do equilíbrio entre a oferta e a procura, com a consequente subida dos preços, escassez de produtos e encerramento de explorações agrícolas. Por outro lado, a aposta na eletricidade verde abre a porta a uma adequada transição energética.

A ACOS chama a atenção para a necessidade de intervenção urgente das estruturas governativas como forma de evitar ruturas graves quer a nível da produção, quer a nível do consumo de produtos agroalimentares.


284 310 350 (*) [email protected] /acosassociacaodeagricultoresdosul