38ª Ovibeja já está em marcha e pretende ser a maior edição de sempre

A Comissão Organizadora da 38ª Ovibeja, que abriu esta semana o Secretariado da Feira para receção de inscrições de expositores, está a trabalhar no sentido de uma edição em formato presencial. A meta desta edição, agendada para a semana de 21 a 25 de Abril, é poder celebrar todo o potencial que faz parte da identidade da Ovibeja “Todo o Alentejo deste Mundo!”, na maior edição de sempre. O mundo dos afetos, nos encontros e reencontros, a feira, a festa, a partilha de conhecimento, a venda de produtos e serviços, a reivindicação justa.


“Como Alimentar o Planeta” é o tema central da 38ª Ovibeja, desafio no âmbito do qual está a ser preparada uma reflexão multidisciplinar em colóquios, debates e workshops, bem como uma exposição interativa com informação esclarecedora sobre a temática. Como produzir de forma sustentável, garantir alimentos para todos, preservando e estimulando a biodiversidade, como beneficiar dos ensinamentos da ciência produzindo mais e melhor, potenciando de forma precisa todos os fatores em presença, como minimizar os efeitos das alterações climáticas, como enquadrar os diferentes tipos de agricultura e de produção pecuária, quais as responsabilidades de quem produz e de quem governa, qual a melhor forma de garantir a soberania alimentar. Estes são apenas alguns dos pontos de partida para uma discussão que a organização da 38ª Ovibeja pretende alargada e esclarecedora, com a participação de especialistas, agricultores, empresários, estudantes, decisores políticos nacionais e comunitários.


Com largos milhares de visitantes por edição, o evento é ainda uma verdadeira oportunidade para negócios e um marco importante na agenda de membros do governo, partidos políticos, diplomatas e de várias delegações empresariais portuguesas e de cariz internacional. A Ovibeja caracteriza-se pela sua diversidade, dirigida a profissionais, mas também a famílias e grupos de jovens que aproveitam para assistir aos primeiros grandes concertos de Primavera.


A Ovibeja, realizada em cerca de 10 hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, acolhe, em média, a participação de mais de mil expositores.


No âmbito do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, contempla mais de uma centena de provas comentadas dos melhores azeites do mundo provenientes de cerca de uma dezena de países produtores.


A Ovibeja é uma feira agrícola de características únicas, geradora de grande diversidade de eventos para todos os públicos-alvo. É organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul e pode ser visitada em www.ovibeja.pt


 


284 310 350 (*) [email protected] /acosassociacaodeagricultoresdosul