Vídeo sobre COMO SE PRODUZEM CEREAIS EM PORTUGAL

O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal divulga um vídeo sobre COMO SE PRODUZEM CEREAIS EM PORTUGAL.

O vídeo é lançado pela ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais.

"Trata-se de um vídeo eminentemente didático que acompanha uma campanha de produção de cereais praganosos e explica, simultaneamente, o itinerário técnico, as preocupações que os agricultores têm com a condução das suas culturas, os aspetos ligados às questões ambientais e as utilizações dos cereais.

O vídeo, produzido pela equipa do magazine semanal Faça Chuva ou Faça Sol, integra-se no projeto Roteiros ANPOC realizado ao abrigo da Operação 2.1.4 do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente e foi filmado entre os meses de maio de 2024 e o início deste ano de 2025. 

Ao longo de pouco mais de vinte e dois minutos, o espetador é conduzido por uma jovem estudante de Agronomia, Beatriz Lopes Aleixo, que o leva numa espécie de viagem no tempo, dando a conhecer um ciclo completo da cultura de cereais, à conversa com um conjunto de agricultores e especialistas nas várias matérias.

- Beatriz Lopes Aleixo

- José Pereira Palha, Agricultor e Presidente da ANPOC.

- Bernardo Albino, Agricultor e Vice-Presidente da ANPOC.

- Manuel Patanita, Professor Coordenador da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

- Ana Sofia Almeida, Investigadora em melhoramento genético de cereais e Coordenadora da Formação Técnica de Cereais de Outono Inverno da ANPOC.

- Conceição Gomes, Fitopatologista do INIAV, IP.

- Benvindo Maçãs, Diretor da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos do INIAV, IP.

- António Romano Colaço, Agricultor e Membro da Direção da Associação de Agricultores do Campo Branco.

- Pedro Moreira da Silva, Diretor-Geral da Cerealis Moagens S.A.

- Cátia Marques Filipe, Diretora-Geral da Panificadora Marques Filipe.

- Daniel Martins, Responsável da Malteria da Sociedade Central de Cervejas".

VÍDEO

284 310 350 (*) [email protected] /acosassociacaodeagricultoresdosul