Notícias e Destaques ACOS

Peste Suína Africana - Nota informativa n.º 1/2022 relativa a medidas preventivas

Atendendo ao agravamento da situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa, quer pela disseminação desta doença na União Europeia, em especial na Itália com focos em javalis no Norte daquele estado-membro, quer por ter sido notificada pela primeira vez na Macedónia do Norte, onde ocorreu um foco em suínos, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária emitiu a nota informativa n.º 1/2022/PSA. Em anexo também dois mapas, um referente ao ano de 2021 e outro referente a Janeiro 2022 com a distribuição espacial dos focos de PSA na europa.

Esta nota tem como objetivo sensibilizar todos os intervenientes para que reforcem as medidas preventivas de forma a evitar a introdução do vírus da PSA em território nacional. Estas medidas preventivas incluem a biossegurança, quer nas explorações, quer nos transportes, quer na atividade cinegética, bem como a vigilância passiva através da notificação da suspeita e ocorrência de PSA.

Apelamos também ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de javalis encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt.  A informação sobre o ANIMAS está disponível no portal da DGAV https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-selvagens/notificacao-de-animais-mortos/e e no vídeo promocional ANIMAS - Plataforma - YouTube.

Mais se informa que se encontra disponível no Portal da DGAV: https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/suinos/saude-animal/doencas-dos-suinos/peste-suina-africana/informação adicional sobre a Peste Suína Africana.