Peste Suína Africana - Nota informativa DGAV n.º 2/2023 relativa a medidas preventivas

A DGAV emitiu a nota informativa nº 2/2023/PSA, devido ao agravamento da situação epidemiológica da PSA na Europa e no mundo. Esta nota informativa tem como objetivo sensibilizar todos os intervenientes para que reforcem as medidas preventivas de forma a evitar a introdução do vírus da PSA em território nacional, bem como de relembrar que é obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA em suínos e javalis.

Esta situação decorre da deteção da presença do vírus da Peste Suína Africana (PSA) em javalis e suínos no Sul na região da Calábria, a 800 km da zona infetada mais perto (Lazio, Roma). Esta região era considerada livre de PSA, mas em Maio foram notificados pelos Serviços Veterinários Oficiais (SVO) de Itália, 4 focos de PSA em javalis encontrados mortos nos municípios de Reggio Di Calabria e um foco de PSA numa exploração de suínos, no município de Africo, ambos na região da Calábria.  De acordo com a informação fornecida pelos SVO Italianos, está a ser considerada a possibilidade de uma introdução acidental através de trabalhadores da Europa de Leste. Esses trabalhadores vieram trabalhar nas culturas da região durante a época de colheita da alcachofra e podem ter transportado acidentalmente o vírus da PSA dos seus países de origem por meio de produtos contaminados, aos quais os javalis tiveram acesso.

A DGAV apela ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de javalis encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.ptA informação sobre o ANIMAS está disponível no portal da DGAV:

https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-selvagens/notificacao-de-animais-mortos  

e no vídeo sobre a ANIMAS - Plataforma - YouTube.

Encontra-se também disponível no Portal da DGAV informação adicional sobre a Peste Suína Africana: https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/suinos/saude-animal/doencas-dos-suinos/peste-suina-africana 

Mapa com a distribuição espacial dos focos de PSA na Europa, desde o início de 2023 e o mapa da regionalização da PSA da UE.

284 310 350 (*) [email protected] /acosassociacaodeagricultoresdosul