Notícias e Destaques ACOS

Ovibeja comemora 35 anos de percurso e reflecte sobre desafios do futuro

A Comissão Organizadora da 35ª Ovibeja está a trabalhar a programação de colóquios e debates sobre temas da atualidade, de entre os quais se destaca a discussão e reflexão sobre a PAC pós 2020. A Internacionalização vai ser um dos temas principais desta edição da Feira, através do AgroAlentejoExport, dedicado à produção vegetal e, entre outras ações, da realização de um Simpósio Internacional de Azeites. Para enquadrar o percurso da Ovibeja, a organização está a preparar uma exposição que assinala os principais marcos do evento no decorrer dos seus 35 anos.


Informar, refletir e recolher contributos são alguns dos objetivos subjacentes ao colóquio que está a ser organizado pela ACOS – entidade organizadora da Ovibeja – sobre a Nova Política Agrícola Comum. A decorrer no dia 30 de Abril, a partir das 10h30, no Auditório do NERBE, o colóquio tem como intervenientes Eduardo Diniz, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Francisco Avillez, da Agro.ges, Arlindo Cunha, professor universitário e ex-ministro da Agricultura. A Sessão de abertura cabe aos presidentes da ACOS e da CAP, Rui Garrido e Eduardo Oliveira e Sousa. A moderação vai estar a cargo de Raul Jorge, docente no Instituto Superior de Agronomia. A Sessão de Encerramento está a cargo de Capoulas Santos, Ministro da Agricultura.


O tema principal da edição deste ano da Ovibeja reforça o foco na Internacionalização através da promoção e divulgação dos produtos de origem vegetal, enquadrados no projeto AgroAlentejoExport, transversal a toda a feira. Mais uma vez, a mensagem da Comissão Organizadora da Ovibeja incide sobre a necessidade de trabalhar a excelência, aliada à inovação como forma de captar novos mercados.