Notícias e Destaques ACOS

Novo foco de Peste Suína Africana na Alemanha

As autoridades da Alemanha notificaram um foco de peste suína africana em suínos esta quinta-feira, dia 26.05.2022, através do Sistema de notificação de doenças animais da UE (ADIS), numa exploração localizada perto de Forchheim, no distrito de Emmendingen, junto da fronteira com a França. De acordo com as autoridades veterinárias da Alemanha morreram 16, num total de 35 suínos e estas autoridades referiram que a causa mais provável de infeção foi o comportamento humano.

De acordo com a notificação, já foram criadas as zonas de restrição (zona de proteção e vigilância) em redor do foco e implementadas as seguintes medidas de emergência: abate dos animais, destruição dos produtos, eliminação dos cadáveres e restrições à movimentação de suínos, produtos e subprodutos nas zonas de restrição, bem como vigilância nas explorações suinícolas das zonas de restrição.

Face a este novo agravamento da situação epidemiológica da PSA em suínos domésticos na UE, solicitamos que reforcem as medidas preventivas mencionadas na nossa nota informativa n.º 1/2022 de 14 de janeiro, de forma a evitar a introdução do vírus da PSA em território nacional.

Mais se informa que é obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA em suínos e javalis.

Apelamos também ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de javalis encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt . A informação sobre o ANIMAS está disponível no portal da DGAV: https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-selvagens/notificacao-de-animais-mortos/   e no vídeo promocional ANIMAS - Plataforma - YouTube.

Encontra disponível no Portal da DGAV:

https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/suinos/saude-animal/doencas-dos-suinos/peste-suina-africana/  informação adicional sobre a PSA.